quinta-feira, 8 de setembro de 2011

TRIBUTÁRIO

01 -        (Procurador/INSS/98 – CESPE/UNB)   A época atual caracteriza-se pela grande importância das atividades econômicas internacionais, para cujo desenvolvimento os Estados se acham forçados a adotar medidas, entre outras, de natureza tributária, muitas vezes veiculadas por meio de tratados internacionais. Segundo o disposto no art. 96 do Código Tributário Nacional, os tratados internacionais sobre matéria tributária integram o conceito de legislação tributária. Assim, relativamente aos tratados internacionais sobre matéria tributária no Brasil, julgue os itens que se seguem.

(1)  (     )        Dada a sua superioridade hierárquica, os tratados internacionais revogam a legislação tributária interna.
(2)  (     )        Em caso de conflito, os tratados internacionais prevalecem sobre as leis internas infraconstitucionais, em face da regra de interpretação lex specialis derrogat legi generandi.
(3)  (     )        Considerando que os tratados internacionais estão no mesmo nível hierárquico das leis internas infraconstitucionais, nada obsta a que, por meio deles, sejam instituídos tributos.
(4)  (     )        Tratados internacionais podem versar sobre quaisquer espécies de tributo, inclusive as contribuições sociais.
(5)  (     )        Isenções tributárias podem ser estabelecidas por meio de tratados internacionais.


02 -        (Procurador/INSS/98 – CESPE/UNB)   Julgue os itens a seguir, a respeito de isenções tributárias.

(1)  (     )        A isenção consiste na dispensa (ou perdão) de pagamento do tributo devido.
(2)  (     )        Isenções de tributos estaduais e municipais não podem ser concedidas por meio de tratados internacionais.
(3)  (     )        A lei poderá determinar que a isenção seja aplicável a tributos que vierem a ser instituídos depois de sua concessão.
(4)  (     )        A isenção poderá ser concedida por qualquer lei – federal, estadual ou municipal - , ainda que regule matéria estranha a tributo ou contribuição.
(5)  (     )        A União, por meio de lei complementar, poderá, em determinadas situações, conceder isenção de tributos de competência estadual ou municipal.


03 -        (Procurador/INSS/98 – CESPE/UNB)   Relativamente às causas de suspensão da exigibilidade do crédito tributário, julgue os itens abaixo.

(1)  (     )        Suspende a exigibilidade do crédito tributário o depósito, pelo sujeito passivo, do valor integral do tributo que ele reputa devido à Fazenda Pública, ainda que seja inferior ao valor que lhe é demandado.
(2)  (     )        A União poderá, por meio de lei, prorrogar o prazo para o pagamento de tributos estaduais e municipais, desde que também o faça em relação aos tributos de sua competência e às obrigações de direito privado.
(3)  (     )        Em face do princípio da uniformidade geográfica, será inconstitucional a lei federal concessiva de moratória que limitar a sua abrangência a determinada região do território nacional.
(4)  (     )        A impetração, pelo contribuinte, de mandado de segurança contra ato de autoridade administrativa consistente na cobrança de tributo considerado indevido é causa de suspensão da exigibilidade do crédito tributário.
(5)  (     )        A suspensão da exigibilidade do crédito tributário não tem o condão de igualmente suspender o cumprimento das obrigações acessórias dependentes ou conseqüentes da obrigação principal respectiva.

04 -        (Procurador/INSS/98 – CESPE/UNB)   Com relação às contribuições sociais, julgue os itens seguintes.


(1)  (     )        Apesar da sua denominação, as contribuições de intervenção no domínio econômico são tributos considerados neutros, com função nitidamente fiscal.
(2)  (     )        As contribuições de interesse de categorias profissionais ou econômicas são estabelecidas pelas instituições fiscalizadoras e representativas de categorias profissionais ou econômicas, a fim de que tenham o necessário suporte financeiro para o exercício de suas funções, legalmente reputadas como de interesse público.
(3)  (     )        Sabendo que o inciso IV do art. 8º da Constituição Federal dispõe que a assembléia geral fixará a contribuição que, em se tratando de categoria profissional, será descontada em folha, para custeio do sistema confederativo da representação sindical respectiva, independentemente da contribuição prevista em lei, é correto afirmar que a contribuição de que trata este dispositivo constitucional é uma espécie de tributo, à qual não se aplica o princípio da legalidade.
(4)  (     )        De acordo com a Constituição Federal, as contribuições para a seguridade social são de competência exclusiva da União.
(5)  (     )        As contribuições sociais são objeto, com maior freqüência, do lançamento por homologação, podendo a elas também aplicar-se o lançamento de ofício.


05 -        (Delegado/PF/97 – CESPE/UNB)   Considerando a insuficiência dos recursos previstos na lei orçamentária municipal, para a realização de obras de pavimentação, e que todos os recursos já estavam comprometidos com outras despesas, determinado prefeito municipal baixou decreto, publicado no dia 15 de maio de 1997, instituindo uma taxa de pavimentação, a ser cobrada a partir de agosto do mesmo ano. Os contribuintes visados, insatisfeitos com a criação de mais um tributo, poderão

(1)  (     )        impugnar a cobrança do tributo, com fundamento no princípio da legalidade.
(2)  (     )        impugnar a cobrança do tributo, com base no princípio da anterioridade.
(3)  (     )        impugnar a cobrança do tributo, com o argumento de que o seu fato gerador não constitui serviço específico e divisível.
(4)  (     )        requerer, tão-somente, o parcelamento do valor do tributo
(5)  (     )        requerer a compensação do valor do tributo com a quantia paga a maior, a título de imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana (IPTU).


06 -        (Delegado/PF/97 – CESPE/UNB)   No atual direito constitucional tributário positivo brasileiro, o empréstimo compulsório

(1)  (     )        poderá ser instituído no caso de conjuntura que exija a absorção temporária de poder aquisitivo.
(2)  (     )        tem o produto de sua arrecadação vinculado à despesa que fundamentou a sua instituição.
(3)  (     )        poderá ser criado apenas por meio de lei complementar, que estabelecerá as suas hipóteses de incidência, além daquelas previstas na Constituição Federal.
(4)  (     )        estará sempre sujeito ao princípio da anterioridade.
(5)  (     )        não poderá, jamais, ser instituído por Estado federado ou por Município.


07 -        (Delegado/PF/97 – CESPE/UNB)   Nos arts. 150 a 152, a Constituição Federal dispõe acerca de importantes princípios em matéria tributária, que visam, ao mesmo tempo, limitar o poder dos entes tributantes e proteger os contribuintes. Em relação aos princípios constitucionais tributários, julgue os itens abaixo.

(1)  (     )        Não ferem o princípio da legalidade a instituição e o aumento de tributos por meio de medidas provisórias.
(2)  (     )        O princípio da anterioridade, segundo o qual as entidades governamentais não podem cobrar tributos no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou, não se aplica aos impostos sobre importação, exportação, produtos industrializados, propriedade territorial e grandes fortunas.
(3)  (     )        A Constituição não prevê exceção alguma ao princípio da irretroatividade da lei.
(4)  (     )        O princípio da igualdade é aplicável somente a impostos pessoais.

(1)  (     )        O princípio da uniformidade geográfica comporta atenuações nas hipóteses de concessão de incentivos fiscais que objetivem promover o equilíbrio sócio-econômico de diferentes regiões do País.

08 -        (Delegado/PF/97 – CESPE/UNB)   Relativamente aos impostos de competência da União, de que tratam os arts. 153 e 154 da Constituição Federal, julgue os itens seguintes.

(1)  (     )        Desde que observados os limites e as condições estabelecidos em lei, podem ter as alíquotas alteradas pelo Poder Executivo os impostos sobre importação, exportação, produtos industrializados e propriedade territorial rural.
(2)  (     )        No que concerne aos impostos sobre produtos industrializados, beneficiam-se da denominada imunidade extravagante os produtos industrializados destinados ao exterior.
(3)  (     )        O imposto sobre grandes fortunas e os impostos pertencentes à competência residual da União serão instituídos mediante lei complementar.
(4)  (     )        O imposto sobre a propriedade territorial rural, dado o seu caráter extrafiscal, destinando-se a desestimular a manutenção de propriedades improdutivas, poderá ser utilizado como instrumento para o confisco de propriedades manifestamente improdutivas, para fins de reforma agrária.
(5)  (     )        Os impostos extraordinários, instituídos pela União na iminência ou no caso de guerra externa, poderão ensejar casos de bitributação.


09 -        (Delegado/PF/97 – CESPE/UNB)   Quanto às contribuições sociais, julgue os itens que se seguem.

(1)  (     )        Considerando ser o faturamento das pessoas jurídicas o fato gerador das contribuições para o Programa de Integração Social, criado pela Lei Complementar n.º 7, de 7 de setembro de 1970, e para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, criado pela Lei Complementar n.º 8, de 3 de dezembro de 1970, não seria constitucionalmente possível a instituição, pela Lei Complementar n.º 70, de 30 de setembro de 1991, da contribuição para o financiamento da seguridade social (COFINS), cujo fato gerador é também o faturamento das empresas.
(2)  (     )        As contribuições de interesse de categorias profissionais ou econômicas revestem-se de função parafiscal.
(3)  (     )        Todas as contribuições sociais, exceto as de seguridade social, são de competência exclusiva da União.
(4)  (     )        As contribuições de intervenção no domínio econômico e as de interesse de categorias profissionais ou econômicas só poderão ser exigidas após noventa dias da data da publicação da lei que as houver instituído ou modificado.
(5)  (     )        Somente a União, mediante lei complementar, poderá instituir novas contribuições para a previdência e assistência sociais, com base na competência tributária residual.


10 -        (Delegado/PF/97 – CESPE/UNB)   A respeito da interpretação e da integração da legislação tributária, julgue os itens a seguir.

(1)  (     )        Os princípios de direito privado podem ser utilizados para se determinarem os efeitos tributários dos institutos, conceitos e formas do direito civil ou do direito comercial.
(2)  (     )        Lei ordinária poderá, eventualmente, redefinir o conceito do direito privado utilizado por norma constitucional para estabelecer competência tributária.
(3)  (     )        No caso de dispensa do cumprimento de obrigação tributária acessória, admite-se o emprego da analogia.
(4)  (     )        Em matéria de infração à lei tributária, havendo dúvida sobre a pena cabível, entre as várias penas previstas em lei, aplica-se aquela que for mais favorável ao acusado.
(5)  (     )        Ainda que para solucionar situação manifestamente injusta, não é possível utilizar-se a eqüidade para dispensar o pagamento de tributo devido.


11 -  (Delegado/PF/97 – CESPE/UNB)   O Código Tributário Nacional (CTN), no art. 96, ao estabelecer o significado e o alcance da expressão legislação tributária, determina que tal expressão abranja as
                leis, os tratados internacionais, os decretos e as normas complementares que tratam de tributos e relações jurídicas a eles concernentes. Além dos citados, são ainda formas de expressão do direito tributário: a Constituição e suas emendas, leis complementares, leis delegadas, medidas provisórias e outros atos jurídicos pertinentes à matéria tributária. Acerca das formas de expressão do direito tributário, julgue os itens seguintes.

(1)  (     )        Sabendo que a Constituição Federal, no art. 150, VI, c, dispõe que é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios instituir impostos sobre patrimônio, renda e serviços dos partidos políticos, inclusive suas fundações, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituições de educação e de assistência social sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei, é correto concluir que, nessa situação, tal lei será ordinária.
(2)  (     )        Poderá ser alterada ou revogada por lei ordinária a lei complementar que discipline matéria situada fora do campo que lhe foi reservado pela Constituição.
(3)  (     )        Será inconstitucional a lei ordinária que invada o campo reservado pela Constituição às leis complementares
(4)  (     )        Considerando que o art. 98 do Código Tributário Nacional dispõe, ipsis verbis, que os “tratados e as convenções internacionais revogam ou modificam a legislação tributária interna e serão observados pela que lhes sobrevenha”, é correto concluir que tal dispositivo legal deve ser interpretado no sentido de que os tratados internacionais prevaleçam sobre a legislação tributária interna, sem, no entanto, revogá-la.
(5)  (     )        A falta de pagamento do tributo devido, por haver sido erroneamente dispensado por meio de norma complementar, não exclui o contribuinte da imposição das penalidades, da cobrança de juros de mora e da correção monetária.


12 -        (Delegado/PF/97 – CESPE/UNB)   No que se refere ao sujeito passivo da obrigação tributária, julgue os itens abaixo.

(1)  (     )        Em se tratando de obrigação acessória, o sujeito passivo pode ser tanto o contribuinte quanto uma pessoa que não tenha relação direta com o fato gerador da obrigação principal.
(2)  (     )        Não poderá ser considerada como sujeito passivo a sociedade comercial irregular, ainda que configure unidade econômica ou profissional.
(3)  (     )        A faculdade de escolha do domicílio tributário não pode sofrer restrições impostas pela autoridade administrativa.
(4)  (     )        Os pais são sempre responsáveis pelos tributos devidos pelos seus filhos menores.
(5)  (     )        Não sofrerá punição aquele que procurar o Fisco, espontaneamente, e confessar o cometimento da infração.


13 -        (Delegado/PF/97 – CESPE/UNB)   O crédito tributário decorre de imposição legal e constitui parte fundamental da receita pública. Por conseguinte, o CTN outorga-lhe vantagens em relação a créditos de outra natureza. A respeito das garantias e privilégios do crédito tributário, julgue os itens a seguir.

(1)  (     )        Além das previstas no CTN, outras garantias para o crédito tributário poderão ser estipuladas por meio de lei.
(2)  (     )        Não respondem pela quitação tributária os bens do sujeito passivo que, anteriormente à instituição do crédito tributário, hajam sido gravados pelas cláusulas de inalienabilidade ou impenhorabilidade.
(3)  (     )        Será considerada fraudulenta, em qualquer circunstância, a venda de bem por devedor de tributo, desde que o crédito tributário se encontre em fase de execução.
(4)  (     )        Tendo em vista os privilégios de que goza, o crédito tributário tem preferência sobre qualquer outro crédito.
(5)  (     )        Se mais de uma pessoa jurídica de direito público tiver crédito tributário a receber, ocorrerá concurso de preferência, na seguinte ordem: a) União; b) Estados, Distrito Federal e Territórios, conjuntamente e mediante rateio; c) Municípios, conjuntamente e mediante rateio.


14 -        (Delegado/PF/97 – CESPE/UNB)   Acerca da administração tributária, julgue os seguintes itens.

(1)  (     )        Será considerada abusiva a fiscalização de pessoas que gozem de imunidade tributária ou de isenção de caráter pessoal.
(2)  (     )        Mediante intimação escrita, todas as pessoas são obrigadas a prestar informações às autoridades administrativas, no interesse da aplicação da legislação tributária, independentemente do segredo profissional.
(3)  (     )        O dever de sigilo funcional não impede a Fazenda Pública de prestar informações relativas a sujeitos passivos que tenham sido requisitadas por autoridade judiciária no interesse da Justiça.
(4)  (     )        As Fazendas Públicas de todas as entidades governamentais deverão ajudar-se mutuamente na fiscalização dos tributos respectivos e na permuta de informações, dependendo de previsão em lei ou em convênio.
(5)  (     )        O próprio agente fiscal, sem valer-se do chefe da repartição, poderá requisitar o auxílio de força pública, quando for vítima de embaraço ou desacato no exercício de suas funções.


15 -        (Procurador BACEN/97 – CESPE/UNB)   A respeito de competência tributária, julgue os itens abaixo

(1)  (     )        O imposto provisório sobre a movimentação financeira (IPMF) e a contribuição provisória sobre a movimentação financeira (CPMF) foram instituídos pelo exercício da competência tributária residual da União Federal.
(2)  (     )        No Distrito Federal, a instituição do imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISS) e do imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana (lPTU) decorre do exercício de sua competência tributária cumulativa.
(3)  (     )        Taxas e contribuições de melhoria são tributos atribuídos à competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
(4)  (     )        A instituição de empréstimos compulsórios compete concorrentemente à União, aos Estados e ao Distrito Federal.
(5)  (     )        A União poderá, por meio de lei complementar, instituir isenções de tributos da competência dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios.


16 -        (Procurador BACEN/97 – CESPE/UNB)   Uma autarquia federal sediada em Brasília, com agências nas capitais de todos os Estados e em alguns Municípios mais povoados, realizou estudo a respeito da imunidade recíproca atribuída aos entes federativos. Julgue os itens que se seguem, relativamente a conclusões pertinentes a esse estudo.

(1)  (     )        A imunidade recíproca estende-se às autarquias, desde que não explorem atividade econômica
(2)  (     )        A imunidade estende-se à taxa de limpeza pública, às contribuições de melhoria e aos tributos sobre o patrimônio.
(3)  (     )        Na aquisição de seus veículos de serviço, a entidade estará dispensada do pagamento do IPI e do ICMS em todo o território nacional.
(4)  (     )        Havendo resultado positivo no balanço anual da entidade, não é devido o imposto sobre a renda.
(5)  (     )        Na prestação de serviços relacionados com os objetivos institucionais da entidade autárquica, não incide o ISS.




01
ECECC
02
EECEC
03
ECEEC
04
EEEEC
05
CCCEE
06
ECEEC
07
CECEC
08
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09
ECCEC
10
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11
ECCCE
12
CEEEC
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15
ECCEE
16
CEECC

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